Festa das Nações 2024: conheça a história do Engenho Central

A Festa das Nações de Piracicaba é um evento beneficente muito importante para a história e cultura da cidade, que acontece anualmente no Engenho Central. A festa reúne diversas entidades beneficentes que servem pratos típicos de diferentes países. 

Além da culinária, a festa também conta com apresentações musicais e de dança, além de atividades para crianças. Por isso, o evento é uma ótima oportunidade para experimentar comidas típicas de diversas partes do mundo, conhecer a cultura de outros países, ajudar entidades beneficentes e se divertir muito!

A Festas das Nações é um evento único, pois além de permitir uma viagem gastronômica, acontece em um lugar histórico e monumental importantíssimo para o desenvolvimento da região e do país. Não é por acaso que tem em média 60 mil pessoas durante os cinco dias de duração.

Continue a leitura para conhecer a história do Engenho Central de Piracicaba, palco da Festa das Nações.

O ano era 1881

O Engenho Central é um gigante adormecido que guarda segredos e memórias da época áurea da produção de açúcar no Brasil. Localizado às margens do Rio Piracicaba, este complexo monumental, construído em 1881 pelo Barão de Rezende, foi palco de inovações tecnológicas, transformações sociais e um marco na história da cidade.

Por isso, sua criação representou um salto para o futuro da produção de açúcar. Sua estrutura imponente, maquinarias inovadoras e sistema de moagem centralizada revolucionaram a indústria, substituindo o trabalho escravo pelo assalariado, promovendo a mecanização da produção e impulsionando a economia local.

Testemunha da evolução e patrimônio a ser preservado

Ao longo de sua história, o Engenho Central viveu momentos de glória e desafios. Foi palco da imigração italiana, da luta dos trabalhadores por melhores condições e da ascensão de Piracicaba como um dos principais polos sucroalcooleiros do país.

Aqui entre nós, você sabia que até a família real brasileira deu uma passadinha por lá? É verdade! Em uma dessas visitas ilustres, a princesa Isabel deu uma espiadinha no funcionamento do engenho. Imagina a animação da cidade naquela época!

Mas nem tudo foram flores. Com o tempo, o engenho passou por altos e baixos, mudanças de proprietários e até crises financeiras. Mas uma coisa é certa: sua importância nunca foi esquecida.

Por isso, há 35 anos é tombado como patrimônio histórico e cultural, o Engenho Central de Piracicaba se destaca como um importante símbolo da identidade da cidade. Mais do que uma antiga usina, é um portal para o passado, um convite para conhecer a cultura e as raízes da região.

Atualmente, o Engenho Central está em processo de revitalização. A iniciativa visa restaurar e preservar o local, transformando-o em um centro cultural vibrante que, além de seu teatro, também contará com museus, novos espaços para eventos, atividades educativas e muito mais.

Prepare-se para a Festa das Nações 2024

Agora, quando você vier para a Festa das Nações, virá sabendo de toda a história do lugar onde ela acontece. Em 2024, acontecerá entre os dias 15 e 19 de maio. A festa começa na quarta-feira às 19 horas e encerra no domingo às 18. O endereço é Engenho Central – Avenida Dr. Maurice Allain, 454.

Ao se programar para a festa, é importante escolher um hotel em Piracicaba perto da Rua do Porto. Assim, você pode se trocar com calma e ir a pé até o evento, evitando a fadiga de encontrar uma vaga ou ter que pagar estacionamento.

O Hotel New Life Piracicaba fica localizado em uma região estratégica da cidade, há poucos passos da Praça Central e 500m da Rua do Porto. Para ir até a festa a partir dele, é só descer até a beira do rio e caminhar para a Ponte Estaiada, um dos principais acessos para o evento.   

Deixe um comentário